O que é compliance tributário e como ele pode ajudar sua empresa

O que é compliance tributário e como ele pode ajudar sua empresa

O Brasil possui diversas normas tributárias e garantir o cumprimento de todas essas obrigações representa um desafio para muitos empresários. Nesse momento, o compliance tributário surge como a solução ideal para empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Como o universo tributário brasileiro é bastante complexo, a adoção do compliance tributário proporciona a revisão de todas as informações e dados que serão enviados ao Governo, identificando possíveis erros com antecedência e fazendo a sua correção.

Graças a ele, é possível cumprir todas as normas estabelecidas pelo Fisco e reduzir os riscos de multas.

Neste artigo, iremos explicar o que é o compliance tributário e como pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!

Afinal, o que é o compliance tributário?

Também chamado de compliance fiscal, o compliance tributário consiste em um conjunto de ações que procuram garantir a conformidade em todos os processos tributários do dia a dia de uma organização.

Entre eles destacam-se as documentações a serem entregues ao Governo e os tributos que precisam ser pagos.

A palavra compliance origina-se de “to comply”, verbo em inglês para cumprir uma regra. Quando aplicada ao ambiente fiscal, a principal meta é organizar e avaliar todos os processos fiscais de uma companhia, para garantir a sua conformidade com as leis do país.

Dessa forma, as empresas que contam com serviços de compliance tributário reduzem as chances de não cumprirem ou cometerem erros em importantes obrigações acessórias. Entre essas obrigações temos a ECF, ECD e a EFD-Reinf.

É muito importante dentro das empresas que o gestor fiscal conte com o apoio dos diretores da organização no momento de implementar um compliance tributário. Apenas assim é possível garantir que as mudanças propostas serão realizadas e todos os departamentos irão adequar-se à nova realidade.

Como o compliance tributário pode ajudar sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o compliance tributário, confira abaixo, as principais vantagens para as empresas da adoção desse programa:

• Controle dos processos do departamento fiscal: esse é o principal benefício do compliance tributário. Dessa forma, a empresa ganha organização e controle, pois tem conhecimento de todos os impostos que serão pagos, prazos e demais informações que devem estar alinhadas com o Fisco;

  • Economia: como o compliance tributário garante que todas as obrigações estão obedecendo aos prazos e normas de entrega, a sua empresa corre menos risco de ser multada.
  • Arquivos digitais bem armazenados: o compliance tributário facilita também o armazenamento e a organização dos arquivos digitais da empresa, como Notas Fiscais eletrônicas e XMLs;
  • Redução da carga tributária: com um trabalho realizado por especialistas, a empresa garante a apuração adequada dos tributos e aliado a um bom planejamento tributário. Sobretaxas e excessos não são pagos indevidamente, assim como pode ocorrer a desoneração da carga tributária, a partir das informações levantadas.

Após descobrir o que é o compliance tributário e como pode ajudar sua empresa neste artigo, visite o nosso site para conhecer melhor os nossos serviços de compliance. Temos uma equipe preparada para auxiliar a sua empresa a montar um bom programa de compliance tributário.

Compartilhe com seus amigos!