O que levar em consideração antes de procurar um escritório de advocacia?

O que levar em consideração antes de procurar um escritório de advocacia?

Um dos serviços mais importantes para qualquer pessoa Física ou empresa é o de um advogado. Todos, em algum momento, vão precisar resolver alguma questão com a ajuda de um profissional do direito.

Um dos serviços mais importantes para qualquer pessoa Física ou empresa é o de um advogado. Todos, em algum momento, vão precisar resolver alguma questão com a ajuda de um profissional do direito.

Por isso, é fundamental que se escolha o especialista mais preparado e de confiança para resolver sua questão com mais eficiência. Mas como saber qual a melhor opção? Confira algumas dicas sobre como definir escolher um advogado.

Pontos a serem considerados na escolha de um escritório de advocacia

Primeiramente, é fundamental pesquisar bem as várias opções. Não é bom ter pressa no momento da escolha, mesmo que haja necessidade de uma decisão rápida.

Faça todas as perguntas sobre o serviço, questione sobre as qualificações da equipe do escritório, leia eventuais obras escritas pelos advogados do escritório, pesquise sobre possíveis reconhecimentos oficiais de eficiência no trabalho, obtenha indicações.

Além de falar com o próprio escritório, é importante validar as qualidades de outras formas. Se tiver conhecidos que utilizaram o serviço, pergunte sobre as qualidades e resultados conquistados. Mesmo em pesquisas na internet, é possível encontrar eventuais reclamações.

Alguns detalhes, no fim, podem ser preponderantes, em casos de escritórios com qualidades e características semelhantes. Por exemplo, leve em conta a forma como foi atendido no momento de uma visita. Todos mostraram respeito e se mostraram preocupados em ajudar? Esse pode ser um diferencial, assim como a sinceridade. Processos judiciais não são tranquilos, então os melhores escritórios são aqueles que entendem isso e não prometem milagres para resolver a questão.

Entenda a área de atuação dos profissionais para fazer a escolha certa

Embora a profissão seja a mesma, cada advogado costuma ter uma especialidade, e não é diferente com os escritórios. Leve em consideração qual é a sua necessidade. Procure por uma equipe que possa trabalhar no tipo de caso específico. Afinal, utilizar os serviços de um profissional fora de sua área específica pode se tornar perda de tempo e de recursos. O sujeito pode ser um ótimo advogado, mas não terá seu máximo potencial exercido.

Por isso, no momento de definir o escritório de sua preferência, não fale apenas de maneira generalizada sobre processos anteriores. Procure casos mais próximos da sua atual necessidade e veja quais foram os resultados. Pensar nos mínimos detalhes é um dos segredos de uma boa escolha e do consequente aumento de sua chance de sucesso.

Outros fatores que podem contribuir na escolha, embora não digam respeito exatamente ao nível de atuação do advogado, são preço e distância. Obviamente, a questão dos custos é importante. O interessado deve optar por um escritório que cobre um valor que não comprometa sua situação financeira. E em relação à distância, sempre o ideal é que o local seja de fácil acesso, embora isso não deva ser o fator preponderante no momento da decisão final.

Por fim, a questão da ética e confiança no profissional a ser contratado é essencial para o bom relacionamento.

Estas são algumas dicas sobre o que deve ser levado em consideração no momento de escolher o melhor escritório de advocacia. Atentando para todos os detalhes, as chances de a decisão ser a correta aumentam, o que consequentemente faz as possibilidades de ganhar o caso serem maiores também.

Compartilhe com seus amigos!