Advocacia preventiva

Advocacia preventiva

Em uma empresa, sempre é fundamental o cuidado com todos os detalhes. Inclusive, trabalhar com prevenção de riscos e antecipando possíveis problemas que possam ocorrer também são um diferencial para o sucesso de qualquer negócio a longo prazo.

Como gerir uma empresa é algo extremamente complicado e complexo, é importante que os donos se cerquem de profissionais especializados nas mais diversas áreas, permitindo o funcionamento eficiente do negócio como um todo.

Advocacia preventiva

Neste contexto de serviços que podem ser extremamente úteis, surge a advocacia preventiva. Em vez de acionar os profissionais do direito apenas após ocorrer algum processo ou caso que necessite de decisão judicial, a empresa já usa o conhecimento dos advogados no momento de programar suas ações.

A boa utilização do serviço de advocacia preventiva pode trazer uma série de vantagens, além de mostrar a seriedade da companhia na busca por evitar problemas legais, o que pode, de certa forma, ser um atrativo a mais para possíveis clientes e investimentos. Difícil imaginar, atualmente, negócios de sucesso que não busquem as práticas mais modernas e com baixo  risco, e certamente este tipo de serviço está cada vez mais em voga no mercado.

Vantagens da advocacia preventiva para o seu negócio

Tendo em mãos o conceito do que é a advocacia preventiva, algumas vantagens rapidamente podem ser pensadas. Por exemplo, no momento de firmar um contrato, qualquer que seja, os responsáveis pelo negócio podem receber orientação jurídica para analisar todas as cláusulas corretamente. Neste caso, não correm risco de assinar algo que prejudique a marca ou que traga danos futuros para a companhia.

Outra vantagem, é saber melhor de que forma atuar conforme a legislação trabalhista, evitando erros que, posteriormente, possam gerar insatisfações e até mesmo processos por parte de algum funcionário que se sinta lesado pelas empresas. A legislação trabalhista é complexa e dificilmente alguém que não seja especialista vai conseguir cumprir todas as obrigações, sem uma assistência profissional competente.

Mais um ponto importante e que valoriza a utilização de advocacia preventiva: se a empresa resolver participar de licitações, a ajuda de equipes especializadas aumentará bastante a chance de sucesso. Afinal, preencher todos os requisitos necessários não é fácil. Desde a leitura de editais, o processo é complexo, se fazendo necessária a presença dos maiores conhecedores do tema para a elaboração do melhor plano para bater a forte concorrência.

Estas são algumas das vantagens específicas de se utilizar a advocacia preventiva. No geral, o principal objetivo é fazer com que a empresa tenha mais segurança jurídica e planeje suas ações com mais conhecimento, evitando erros e deixando a gestão mais confiante para tomar decisões. A longo prazo, isso também pode se tornar também um ganho de capital, com a economia gerada pelo fato de não haver gastos com multas e processos.

Além disso, aumenta o prestígio da companhia no mercado. Afinal, qualquer marca que tenha colada em si muitos problemas judiciais não terá o reconhecimento necessário para um crescimento sólido ao longo dos anos.

Compartilhe com seus amigos!