A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial está em nosso cotidiano em diversos setores. Refere-se ao surgimento e uso de algumas tecnologias para automação e troca de dados, como Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data, entre outras.
A indústria foi um dos setores mais impactados, porém, outros também se modificaram consideravelmente com o surgimento da nova era tecnológica digital, como o Marketing, SAC e a advocacia.
Esse último setor, conhecido por ser mais engessado do que os demais, se viu em meio a essa nova realidade precisando se atualizar para melhor atender seus clientes.
A advocacia 4.0 refere-se à atuação do advogado no mercado jurídico utilizando recursos popularizados no século XXI, como a internet e demais funcionalidades advindas por conta dela.
Por ser um processo contínuo e irreversível, a digitalização é uma tendência para o setor. Um exemplo de aplicação digital na advocacia é a utilização da jurimetria na análise de probabilidades e valores quando o cliente entra com um processo judicial.
Advocacia 4.0
O conceito de advocacia 4.0 altera a prática profissional a partir do momento que novas tecnologias passam a ser inseridas no cotidiano, ocupando um papel central e crucial nas atividades advocatícias.
Além disso, a tecnologia alterou o modo de trabalho do advogado, que não só incorporou as novas tecnologias, mas também passou a pensar de maneira mais moderna e prática.
A automatização de processos burocráticos pertinentes à função conseguiu otimizar a rotina e o tempo de resolução dos casos no setor, por exemplo:
- O preenchimento de documentos;
- A pesquisa de jurisprudências;
- O acompanhamento do status dos processos abertos;
- Entre outras atividades.
Atualmente, tal automação é possível graças a softwares de gestão de sistemas jurídicos disponíveis no mercado, que proporcionam diversas funcionalidades práticas para o cotidiano do profissional.
Além disso, o uso da internet e das redes sociais, tem servido como potenciais ferramentas de propaganda e promoção dos escritórios, aproximando-o do público e gerando engajamento.
Em paralelo ao avanço da advocacia 4.0, novos campos jurídicos têm sido explorados, como é o caso do Direito Digital, que defende e legisla o uso adequado da internet. Logo, também é preciso investir em qualificação e especialização.
O seu escritório está preparado para essa nova realidade?
É preciso compreender que adotar tecnologias sem um planejamento e um objetivo claro, não significa que o seu escritório está incorporando a onda 4.0. Como em qualquer setor, o investimento em novas tecnologias precisa ser bem pensado e estudado, já que o intuito é que traga retorno financeiro para a empresa.
Na advocacia 4.0, essa análise é ainda mais relevante, já que a introdução de novas tecnologias vai impactar diretamente as atividades. Por isso, é preciso avaliar quais ferramentas serão realmente úteis para o escritório.
O ideal é buscar implementar apenas aquelas que fizerem sentido do ponto de vista estratégico e que estejam de acordo com as atividades exercidas.
Comece contratando profissionais que estejam inseridos nessa nova realidade para saber lidar com as tecnologias que serão implementadas. Após isso, estude o seu público, suas demandas e o objetivo do escritório com esse investimento, e aposte na tecnologia com os softwares jurídicos.